Regulamento das Olimpíadas Portuguesas de Biologia 2025
1. Objetivos
- Estimular o interesse dos alunos pela Biologia, em particular na área experimental desta área de conhecimento.
- Relacionar a Biologia com a realidade económica, social, promovendo uma melhor cidadania.
- Promover intercâmbio de ideias e de experiências entre os alunos, nacional e internacionalmente.
- Estabelecer relações de amizade entre jovens de diferentes países, fomentando a cooperação entre os povos.
- Estimular o gosto e o prazer pelo ensino e pela aprendizagem da biologia.
- Aproximar a Universidade do ensino básico e secundário, introduzindo conceitos e práticas que facilitam o conhecimento da realidade do ensino superior.
2. Destinatários
Poderão participar nas Olimpíadas Portuguesas de Biologia alunos de 9º, 10º, 11º e 12º anos, das escolas públicas ou privadas, em território nacional, que se tenham registado de acordo com este regulamento; os alunos devem ter até ao dia 1 de julho de 2025, no máximo 19 (dezanove) anos de idade e nunca terem estado matriculados numa Instituição do Ensino Superior.
3. Professores responsáveis (PR)
- são responsáveis pela divulgação das Olimpíadas junto de todos os alunos de Ciências Naturais de 9º ano e de Biologia de 10º, 11º e 12º ano, da sua escola;
- são responsáveis pela inscrição da sua escola nas Olimpíadas, utilizando para isso o formulário online existente para o efeito em ordembiologos.pt, aceitando as condições descritas na “Declaração de Compromisso”;
- são responsáveis pela inscrição dos alunos (ficheiro Excel), nas Olimpíadas Portuguesas de Biologia (OPB);
- são responsáveis por proporcionar um espaço adequado ou arranjar condições propícias para a realização da prova nas datas e horas estipuladas, garantindo a sua vigilância, presencialmente ou por delegação em outros colegas;
- são responsáveis pela receção e divulgação dos resultados, de acordo com as datas e instruções específicas.
3.1. Situações particulares:
- O mesmo professor pode ser o PR em mais do que uma escola tendo, no entanto, que efetuar tantos registos quanto as escolas que representa (um por cada escola).
- O mesmo professor que deseje ser PR nas Olimpíadas Júnior e para as Olimpíadas Sénior, deverá inscrever-se em AMBAS as categorias;
4. Inscrições
- A inscrição das escolas deve ser feita, obrigatoriamente até à data-limite de 31 de outubro de 2024.
- A inscrição dos alunos deverá ser feita em documento próprio (ficheiro Excel) até 30 de novembro de 2024.
Nota: Não serão aceites inscrições submetidas por outros professores, nem por alunos a título individual.
5. Estrutura das provas e eliminatórias
5.1. Júnior – 9º ano
- Esta categoria tem duas eliminatórias, constituídas por um teste de escolha múltipla.
- A prova da primeira eliminatória será constituída por 30 questões e a prova da segunda eliminatória será constituída por 40 questões.
- Para a 2ª eliminatória serão selecionados, aproximadamente, 20% dos alunos com melhores resultados obtidos na 1ª eliminatória.
5.2. Sénior – 10º ano
- Esta categoria tem uma única eliminatória. Em caso de haver mais de 10 alunos com a mesma classificação, será realizada uma 2ª eliminatória.
- As provas serão constituídas por 40 questões.
5.3. Sénior – 11º e 12º anos
- Esta categoria tem três eliminatórias, as duas primeiras são teóricas e constituídas por um teste de escolha múltipla.
- A prova da primeira eliminatória será constituída por 40 questões e a prova da segunda eliminatória será constituída por 60 questões.
Nota: os alunos do 11º ano podem optar por responder apenas às questões correspondentes aos conteúdos de 10º e 11º ano (1ª eliminatória – 30 questões; 2ª eliminatória – 40 questões).
- Para a 2ª eliminatória serão selecionados, aproximadamente, 20% dos alunos com melhores resultados obtidos na 1ª eliminatória.
- A 3ª eliminatória é constituída por três provas práticas laboratoriais e uma prova teórico-prática escrita.
- São apurados para a 3ª eliminatória os 10 melhores alunos de 11º ano (classificação obtida apenas nas 40 questões correspondentes a conteúdos de 10º e 11º anos) e 40 melhores alunos apurados nos 11º e 12º ano (classificação obtida nas 60 questões da prova).
- As provas das 1ª e 2ª eliminatórias não podem ser realizadas fora da escola, nem em períodos diferentes, sem autorização expressa e a título excecional pela Comissão Organizadora das OPB. O pedido de alteração deverá ser devidamente fundamentado e apresentado pelo Professor Responsável (PR).
- Todos os alunos que estiverem inscritos na primeira eliminatória e que sejam apurados para as eliminatórias seguintes, não necessitam de nova inscrição.
- Os resultados das eliminatórias, serão divulgados, depois do envio aos professores responsáveis, via e-mail, no separador “Resultados” em no site das Olimpíadas.
- Eventuais reclamações devem ser apresentadas pelo PR, via e-mail, até 2 dias úteis após a receção dos resultados dos alunos.
5.4. Horários
As provas, das 1ª e 2ª eliminatórias, decorrem nos seguintes horários:
– 1ª eliminatória – entre as 14:30h e as 16:00h horas (13:30h e as 15:00h nos Açores). – 2ª eliminatória -entre as 14.30h às 16.30h (13:30h e as 15:30h nos Açores).
– 3ª eliminatória – a definir com as instituições parceiras.
5.5. Temas e conteúdos
Os temas/conteúdos das provas são disponibilizados no separador – TEMAS das PROVAS, em olimpiadas.ordembiologos.pt.
6. Critérios de desempate
Em caso de empate entre os primeiros classificados, os critérios de desempate obedecerão à seguinte ordem:
- Será favorecido o estudante que tenha tido o resultado mais elevado na 1ª eliminatória.
- Persistindo ainda o empate, será favorecido o candidato mais jovem.
7.Prémios
- Os 10 melhores classificados de cada ano de escolaridade, na 2ª eliminatória (exceto 10º ano, eliminatória única) que recebem um troféu e um conjunto de prémios, entregues numa cerimónia em data e local a anunciar.
- Os 8 melhores classificados da 3ª eliminatória (categoria sénior 11º/12º) irão representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais da Biologia (IBO) e nas Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia (OIAB).
8. Participação Internacional
- Dos oito melhores classificados na 3ª ELIMINATÓRIA, os 4 primeiros representarão Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Biologia (IBO) e os restantes 4 representarão Portugal na Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia (OIAB).
- Em caso de desistência ou de impedimento legal de qualquer dos alunos selecionados para a sua participação das IBO ou OIAB, compete à Coordenação das Olimpíadas convocar outro aluno para preencher a vaga, respeitando a sua ordem de classificação.
- Os estudantes selecionados para participar nas IBO e OIAB serão acompanhados por dois professores/investigadores selecionados pela Ordem dos Biólogos e que atuarão como Delegados da Comitiva Portuguesa.
- Os alunos deverão ter disponibilidade para participar em ações de preparação para as IBO e OIAB, que decorrerão em datas a combinar, em institutos de investigação e/ou instituições de ensino superior em função da sua disponibilidade, onde ganharão experiência em técnicas laboratoriais e em diferentes áreas da Biologia que não constam nos Domínios Organizadores das aprendizagens essenciais.
- Os alunos selecionados deverão ter passaporte válido para todo o período da viagem. Os menores de 18 anos deverão ser portadores de uma autorização dos pais/encarregados de educação para viagem ao estrangeiro.
- Os alunos selecionados que não tenham qualquer disponibilidade para participar nas sessões de treino NÃO poderão participar nas IBO ou nas OIAB, devendo ser substituídos por alunos classificados imediatamente a seguir.
9. Situações de Incumprimento
Em caso de incumprimento dos regulamentos e/ou do estabelecido no compromisso de honra assinado pelos professores, a organização reserva-se o direito de desclassificar os alunos afetados pelo incumprimento. Nos casos de suspeita de fraude, a organização reserva-se o direito de convocar os alunos para uma prova adicional. A não aceitação dessa prova adicional implicará a desclassificação do(s) aluno(s).
Em casos omissos neste regulamento, a organização é soberana para decidir.
Pode regressar à página inicial aqui