Excelência de Portugal reconhecida no Brasil!
Portugueses alcançam a melhor classificação de sempre nas X Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia
Mais uma vez Portugal mostra a qualidade dos seus estudantes. Os nossos olímpicos conquistaram 1 medalha de prata, 2 de bronze e 1 diploma de mérito. Todos os estudantes foram premiados. Todos os 4 estudantes portugueses foram premiados, cumulando com a participação de um deles na equipa vencedora de uma prova extra-concurso: o Rally de Biologia.
Maria Soares Portela, estudante da Esc. Sec. Carlos Amarante (Braga) recebeu a Medalha de Prata;
Eduardo Tavares, estudante da Escola Básica e Secundária de Ermesinde recebeu medalha de Bronze;
Filipa Osório, estudante Escola Secundária São Pedro (Vila Real) recebeu medalha de Bronze
Ricardo Lage, estudante da Escola Secundária/EB2,3 D. Filipa de Lencastre (Lisboa) recebeu o Diploma de Mérito.
Aos nossos magníficos estudantes parabéns pelo desempenho alcançado e aos nossos delegados parabéns pelo trabalho realizado nestas olimpíadas, pois foram horas e horas de revisões de provas.
Naturalmente, este brilhante resultado nacional começará a funcionar como uma magnífica “antecâmara” para o sucesso das XI Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia, que terão lugar em Portugal. A coordenação geral desta edição ficará a cabo do Professor Dr. José Matos, simultaneamente o coordenador das Olimpíadas Portuguesas e das Olimpíadas Ibero-americanas. Desta forma, em Setembro de 2017, Portugal acolherá uma das mais prestigiadas competições internacionais, durante as quais futuros cientistas e a Ordem dos Biólogos, juntamente com os seus parceiros, não só mostrarão a sua qualidade académica e o seu brio científico, mas igualmente ajudarão a divulgar, perante uma diversificada família ibero-americana, a cultura, a hospitalidade e simpatia portuguesa.
O regresso a Portugal da delegação portuguesa, terá lugar domingo, dia 18 de setembro, pelas 6.35h da manhã (voo TAP 58 proveniente de Brasília). A cerimónia de recepção, no Aeroporto da Humberto Delgado (Lisboa), será promovida pela Ordem dos Biólogos e pretenderá reforçar a convicção de que o empenho e sucesso demonstrados por estes quatros jovens é um dos melhores exemplos que pode existir para quem pretende alcançar níveis internacionais de alto desempenho, aliando paixão, esforço, dedicação e nobre espírito olímpico.
Portugal chegou a Brasília com entusiasmo e vontade de ganhar
A delegação portuguesa composta por 2 delegados José Matos e Paula Castelhanos e 4 magníficos estudantes, Eduardo Tavares, Filipa Osório, Maria Soares Portela e Ricardo Lage, já foi recebida pela Comissão Organizadora das Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia (X OIAB).
A nossa delegação chegou bem e já se encontra instalada. Os alunos estão bem dispostos e entusiasmados com estes dias que vão passar em Brasília.
As Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia, realizam-se de 11 a 17 de setembro em Brasília, no Instituto de Ciências Biológicas (IB) da Universidade de Brasília (UnB). Contam com a presença de 12 países (Argentina, Brasil, Bolívia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, México, Peru e Portugal), e cerca de 44 estudantes, 21 delegados e 17 professores da UnB.
Deixamos aqui algumas fotos e vamos durante toda a semana fazer o ponto da situação no facebook da OBio https://www.facebook.com/ordembiologos/?fref=ts
Desejamos aos nossos delegados um bom trabalho na revisão das provas teóricas e práticas e aos nossos estudantes MUITA SORTE para as provas.
Portugal conquista medalha de bronze nas Olimpíadas Internacionais de Biologia (IBO – Vietname)
A nossa equipa olímpica de biologia, composta por 4 estudantes e 2 delegados, chegou ontem, pelas 11.00h da manhã ao aeroporto de Lisboa, cheia de energia e muitas histórias para contar.
A equipa foi recebidos pela Dra. Luísa Ucha, Adjunta do Senhor Secretário de Estado da Educação, em representação do Senhor Ministro da Educação Doutor Tiago Brandão Rodrigues, que felicitou os estudantes pelo seu desempenho e a Ordem dos Biólogos, na pessoa do seu Bastonário por mais este sucesso.
Estes magníficos estudantes, trazem consigo uma medalha de bronze, um diploma de mérito, novas amizades e muita experiência. Foi uma semana muito preenchida, com 6 horas de testes teóricos e 6 horas de testes práticos em dias diferentes, mas acima de tudo foi uma semana de partilha, conhecimento, festa, alegria e camaradagem. Os nossos olímpicos Susana Afonso (medalha de bronze), Francisco Pêgo (diploma de mérito), Nicole Viveiros e Viktoriya Shkatova vêm com as malas cheias de recordações e muito companheirismo dos novos amigos que fizeram de vários países. Desejamos aos 4 estudantes muito sucesso e novas conquistas na nova fase que se segue agora.
Fotos da chegada ao Aeroporto de Lisboa no dia 25 de julho.
Delegação portuguesa recebida pela Dra. Luísa Ucha, Adjunta do Senhor Secretário de Estado da Educação
Viktoriya Shkatova, Susana Afonso, Francisco Pêgo e Nicole Viveiros, olímpicos IBO 2016