Olimpíadas Portuguesas de Biologia

Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia

oiab_logo_oficialAs Olimpíadas Iberoamericanas de Biologia são um concurso entre jovens estudantes ibero-americanos cujos objetivos principais são:
–     Promover o estudo das Ciências Biológicas e estimular o desenvolvimento dos jovens talentos nesta ciência
–     Contribuir a estreitar laços de amizade entre os países participantes e criar um marco propício para fomentar a cooperação, o entendimento e o intercâmbio de experiências.

A participação portuguesa nas Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia (OIAB) foi iniciada nas III OIAB que decorreram em 2009, em Las Palmas, nas Ilhas Canárias, em Espanha mas ainda apenas como observadores, sem a participação de alunos, apenas com a presença de um membro da Ordem dos Biólogos que ficou assim incumbido de organizar as Olimpíadas Nacionais de Biologia e promover a participação portuguesa nas OIAB.

Participa e divulga as Olimpíadas Portuguesas de Biologia.
Vamos apoiar a participação Portuguesa nas OIAB!

 

 

 

OIAB 2016, Brasília – Brasil

10a-oiab-brasilia-brasilEstas Olimpíadas contaram com cerca de 48 estudantes dos 12 países ibero-americanos participantes (Argentina, Bolívia, Brasil, Costa Rica Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, México, Portugal e Peru). As X OIAB, decorreram no Instituto de Ciências Biológicas (IB) da Universidade de Brasília, UnB, que agrega sete Departamentos: Biologia Celular (CEL), Botânica (BOT), Ciências Fisiológicas (CFS), Ecologia (ECL), Fitopatologia(FIT), Genética e Morfologia (GEM), e Zoologia (ZOO). De 11 a 17 de setembro, nas OIAB – Brasil, a  participação dos nossos estudantes foi uma vez mais exemplar, e conquistaram 1 medalha de prata (Maria Soares Portela, Braga), 2 medalhas de bronze (Eduardo Tavares, Ermesinde e Filipa Osório, Vila Real) e 1 Diploma de Mérito (Ricardo Lage, Lisboa). Os nossos magníficos estudantes foram recebidos no Aeroporto de Lisboa com o Hino Nacional cantado por familiares, colegas, amigos e Equipa das Olimpíadas, que os prestigiaram por tudo que conseguiram. No Porto também houve uma pequena recepção na Estação de comboios de Campanhã, onde familiares, amigos, colegas e representantes da CM de Valongo e da Esc. Sec. Carlos Amarante os receberam com bandeiras e aplausos. Os nossos estudantes com as suas qualidades, dedicação e com as belíssimas prestações nos exames internacionais, juntamente com o trabalho de toda a Equipa das Olimpíadas Nacionais, resultaram na escolha de Portugal para a realização das Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia 2017 (XX OIAB). A Delegação Portuguesa foi composta por 2 delegados que acompanharam os nossos estudantes durante a semana de realização das OIAB. Professora Paula Castelhano (Externato Cooperativo da Benedita) e Doutor José Matos (Investigador do INIAV, Bastonário da Ordem dos Biólogos e Coordenador das Olimpíadas Portuguesas de Biologia.

Fotos X OIAB – Brasília – Brasil…ver fotos

 

 

 

OIAB 2015, El Salvador

9a-oiab-el-salvadorParticiparam nestas Olimpíadas 13 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Nicarágua, Peru e Portugal, com cerca de 52 jovens competidores, acompanhados por 30 professores (entre Delegados dos países e convidados). Em 2015 as Olimpíadas Portuguesas de Biologia, permitiram seleccionar, a nível nacional, os alunos que participaram nas IX OIAB que decorreram em Setembro, em El Salvador, e contaram com a presença dos alunos, José Guilherme Boura de Matos (Escola Secundária de Mirandela), Leandro Augusto Soares Nunes da Silva (Escola Secundária Soares Basto – Oliveira de Azeméis), Sílvia Afonso Lopes ( Salesianos de Lisboa) e Viktoriya Shkatova da Escola Secundária de Avelar Brotero – Coimbra), bem como com a Professora de Biologia Paula Castelhano e com o Bastonário da Ordem do Biólogos, José Matos. A participação portuguesa contou com o apoio dos patrocinadores: Ciência Viva, Ministério da Educação e Ciência / Direção Geral de Educação, Axa, RCF, Zoomarine, Grupo Lobo, Fábrica de Conservas A Poveira, S.A., os quais possibilitaram aos alunos e responsáveis uma experiência inesquecível, que certamente ficará na sua memória para sempre e se repetirá em 2016, em Brasília para os quatro elementos que forem seleccionados a partir das Olimpíadas Portuguesas de Biologia 2016. A “cereja no topo do bolo” deste evento reside no facto de os alunos que representaram Portugal terem tido uma excelente representação nestas Olimpíadas, conquistando duas medalha de bronze e dois Diplomas de Mérito, tendo deste modo todos os 4 intervenientes ganho prémios.

Convidamos-los a ver algumas fotos da participação dos estudantes portugueses nestas Olimpíadas, no link abaixo:

Fotos VIII OIAB – El Salvador…ver fotos

E assim se iniciam as Olimpíadas de 2016 que levarão pela terceira vez, alunos portugueses a participar nas Olimpíadas Internacionais de Biologia (no Vietname) e pela sétima vez, nas Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia em Brasília.

 

 

OIAB 2014, México

OIAB2014_MexicoParticiparam nestas Olimpíadas 11 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, México, Peru e Portugal, num total de 44 jovens competidores, acompanhados por 30 professores (entre Delegados dos países e convidados). Participaram também 4 países Observadores, que possivelmente estarão presentes nas próximas OIAB em 2015, são eles: Colombia, Guatemala, Panamá e Venezuela. Em 2014 as Olimpíadas Portuguesas de Biologia, permitiram seleccionar, a nível nacional, os alunos que participaram nas VIII OIAB que decorreram em Setembro de 2014, na Cidade do México, no México, e contaram com a presença dos alunos, Luísa Raquel Morgado = Esc. Secundária José Gomes Ferreira (Benfica), Beatriz Vivar de Sousa = Esc. Sec. D. Inês de Castro (Alcobaça), Lourenço Teles Saldanha = Fundação Salesianos de Lisboa (Lisboa) e Miguel Vaz Domingues = Esc. Sec. de Miraflores (Algés), bem como com a Professora de Biologia Joana Capucho e com o Bastonário da Ordem do Biólogos, José Matos. A participação portuguesa contou com o apoio dos patrocinadores: Ciência Viva, Ministério da Educação e Ciência / Direção Geral de Educação, Axa, RCF, Zoomarine, Grupo Lobo, Fábrica de Conservas A Poveira, S.A., e a Câmara Municipal de Oeiras, que apoiou os seus alunos e munícipes, os quais possibilitaram aos alunos e responsáveis uma experiência inesquecível, que certamente ficará na sua memória para sempre e se repetirá em 2015, em El Salvador para os quatro elementos que forem seleccionados a partir das Olimpíadas Portuguesas de Biologia 2015.

A “cereja no topo do bolo” deste evento reside no facto de os alunos que representaram Portugal terem tido a melhor representação de sempre nestas Olimpíadas, conquistando duas medalha de bronze, uma de prata e um Diploma de Mérito, tendo deste modo todos os 4 intervenientes ganho prémios.

Convidamos-los a ver algumas fotos da participação dos estudantes portugueses nestas Olimpíadas, no link abaixo:

Fotos VIII OIAB – México…ver fotos

E assim se iniciam as Olimpíadas de 2015 que levarão pela segunda vez, alunos portugueses a participar nas Olimpíadas Internacionais de Biologia (em Aarhus, Dinamarca) e pela sexta vez, nas Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia em El Salvador. Em breve enviaremos notícias.

 

 

OIAB 2013, Rio Cuarto – Argentina

logo VII OIAB Argentina

Participaram nestas Olimpíadas 10 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Espanha, México, Peru e Portugal, num total de 40 jovens competidores, acompanhados por 20 professores (entre Delegados dos países e convidados). Em 2013 as Olimpíadas Nacionais de Biologia, permitiram seleccionar, a nível nacional, os alunos que participaram nas VII OIAB que decorreram em Setembro de 2013, em Rio Cuarto – Argentina, e contaram com a presença dos alunos, António Ladeira = Esc. Secundária João de Deus (Faro), Ana Damasceno = Esc. Sec. Homem Cristo (Aveiro), Lara Dias = Externato Delfim Ferreira (Riba d’Ave) e Alexandre Castro = Esc. Sec. Dr. Carlos Celestino Gomes (Ílhavo), bem como com a Professora de Biologia Joana Capucho e com o Vice-Presidente da Ordem do Biólogos, José Matos. A participação portuguesa contou com o apoio dos patrocinadores: Ciência Viva, Ministério da Educação e Ciência / Direcção Geral de Educação, Axa, RCF, Zoomarine, Grupo Lobo, Fábrica de Conservas A Poveira, S.A., e as Câmaras Municipais de Aveiro, Ílhavo, Faro e Município de Famalicão, que apoiaram os seus alunos e munícipes, os quais possibilitaram aos alunos e responsáveis uma experiência inesquecível, que certamente ficará na sua memória para sempre e se repetirá em 2014, na Cidade do México para os quatro elementos que forem seleccionados a partir das Olimpíadas Nacional de Biologia 2014.

A “cereja no topo do bolo” deste evento reside no facto de os alunos que representaram Portugal terem tido a melhor representação de sempre nestas Olimpíadas, conquistando duas medalha de prata, uma de bronze e um Diploma de Mérito, tendo deste modo todos os 4 intervenientes ganho prémios.

Convidamos-los a assistir à chegada dos alunos no dia 09 de Setembro de manhã, no link: http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=679361&tm=8&layout=122&visual=61

E assim se iniciam as Olimpíadas de 2014 que levarão pela primeira vez alunos portugueses a participar nas Olimpíadas Internacionais de Biologia (em Bali, Indonésia) e nas Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia na Cidade do México. Em breve enviaremos notícias.

 

 

OIAB 2012, Cascais – Portugal

LOGO_VI_OIAB_cor_sem fundo

É com enorme prazer que informamos que as VI OIAB (VI edição das Olimpíadas Iberoamericanas de Biologia) se realizaram este ano, em Cascais entre 3 e 7 de Setembro.
Esta prestigiada competição envolveu 9 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Costa Rica, El Salvador, Espanha, México, Peru e Portugal, num total de 31 jovens competidores, acompanhados por 20 professores (entre Delegados dos países e convidados).
Os alunos participaram em 3 tipos de provas: Provas Teóricas (2 exames de 2 horas cada); Provas Práticas (3 exames laboratoriais de 75 minutos cada) e ainda um Rally, uma prova realizada por equipas constituídas por jovens de diferentes países, em ambiente de floresta no Parque Cascais-Sintra, no qual os competidores realizaram provas de “desporto aventura” e de “Biologia”.

O resultado destas Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia saldou-se num enorme êxito. Todos os países felicitaram Portugal para qualidade da organização do evento, pela originalidade e rigor das provas e por toda a qualidade que lhes mostrámos do que há de bom no nosso país (as praias, os museus, os parques naturais e parques zoológicos, a biodiversidade).

A “cereja no topo do bolo” deste evento reside no facto de os alunos que representaram Portugal terem tido um desempenho notável, conquistando uma medalha de prata, duas de bronze e um Diploma de Mérito, tendo deste modo todos os 4 intervenientes ganho prémios. Enviamos em anexo uma imagem dos nossos alunos e também algumas fotos que pensamos ilustrar bem a forma como a vossa instituição foi bem apreciada, representada e acarinhada.

As OIAB realizam-se desde 2007, tendo as I OIAB decorrido na Cidade do México (México), as II OIAB no Rio de Janeiro (Brasil), as III OIAB em Las Palmas, Ilhas Canárias (Espanha), as IV OIAB em Lima (Peru), e as V OIAB em San Jose (Costa Rica).
Portugal participa nas OIAB desde 2010 e é com enorme orgulho que a Ordem dos Biólogos organiza este evento em colaboração com a Agência Ciência Viva e o apoio do Ministério da Educação.

O município de Cascais apoiou as VI OIAB desde o primeiro minuto e foi entre uma maravilhosa Costa do Estoril e o Parque Natural Sintra-Cascais que Portugal  recebeu estudantes e professores nesta grande festa da Biologia, tornando Cascais numa verdadeira Capital Iberoamericana da Biologia.

Fotos VI OIAB – Cascais, Portugal…ver fotos

 

 

OIAB 2011, Costa Rica

OIAB_COSTARICAO ano de 2011 marcou as primeiras Olimpíadas Nacionais de Biologia, que permitiram seleccionar, a nível nacional, os alunos que participaram nas V OIAB que decorreram em Setembro de 2011, na Costa Rica, e contaram com a presença dos alunos, Beatriz Madureira, Ana Beatriz Teixeira, Diogo Maia e Silva e Rui Pedro Nunes, do Colégio São Miguel (Fátima), Agrupamento de Escolas de Castro Daire (Castro Daire), Esc. Sec. Raúl Proença (Caldas da Rainha) e Colégio Manuel Bernardes (Lisboa), respectivamente, bem como com a Professora de Biologia Joana Capucho e com o Vice-Presidente da Ordem do Biólogos, José Matos. A participação portuguesa contou com o apoio dos patrocinadores: Ciência Viva, Axa, RCF, Agência Abreu, Zoomarine, Grupo Lobo, e as Câmaras Municipais de Caldas da Rainha, Castro Daire e Ourém, que apoiaram os seus alunos e munícipes Diogo Maia e Silva, Ana Beatriz Teixeira e Beatriz Madureira, respectivamente, os quais possibilitaram aos alunos e responsáveis uma experiência inesquecível, que certamente ficará na sua memória para sempre e se repetiu em 2012, em Cascais (Portugal) para os quatro elementos que foram seleccionados a partir desta Olimpíadas Nacional de Biologia 2012.

 

 

OIAB 2010, Lima – Peru

OIAB_PERUNas IV OIAB que decorreram em 2010, em Lima, Peru, Portugal já se fez representar em competição, com os alunos Ana Luísa Marques Pereira; Filipa Isabel Mendes Mateus Serrazina; Liane dos Santos Canas e Paulo Miguel Vicente Batista, todos eles, à altura, estudantes do Externato Cooperativo da Benedita, Alcobaça. Estes alunos foram seleccionados com base numa Olimpíada de âmbito restrito, não nacional, e representaram o nosso país de forma brilhante, tendo obtido resultados muito elevados nas provas práticas e deixado uma marca de competência e de bom companheirismo entre todos os participantes. Os alunos foram acompanhados pela Profª Paula Castelhano, que pertence à organização destas Olimpíadas e por um elemento da direcção da OBio. Estes estudantes frequentam actualmente licenciaturas em Medicina e Engenharia Biomédica um pouco por todo o país e participaram como anfitriões de alunos estrangeiros nas VI OIAB, que se realizaram em Cascais de 3-7 de Setembro de 2012.