Olimpíadas Portuguesas de Biologia

Regulamento e Datas das Seniores

Datas Importantes

Data limite para as escolas se acreditarem: 30 de dezembro de 2016

 

1ª Eliminatória*

Envio dos testes para o Professor Responsável (PR): com um mínimo de 48h antes da realização da prova (dia 10 de janeiro de 2017 –  3ª feira)
Data de Realização da Prova: 12 de janeiro de 2017 (5ª feira), às 14:30h, realizada nas escolas;
Envio dos testes da primeira eliminatória para a organização: até 18 de janeiro de 2017
Envio dos resultados dos testes da 1ª eliminatória, lista dos alunos selecionados e ficha de respostas para as escolas: até 20 de fevereiro de 2017

Nota*: Na primeira eliminatória participarão apenas alunos de 11º e 12º anos. Os alunos de 10º ano até esta data só terão tido, na maioria dos casos, aulas de geologia. Assim os alunos de 10º ano só participarão na 2ª eliminatória (09 de março de 2017).

 

2ª Eliminatória**

Envio dos testes para o Professor Responsável (PR): com um mínimo de 48h antes da realização da prova (dia 07 de março de 2017 – 3ª feira)
Data de Realização da Prova: 09 de março de 2017 (5ª feira), às 14:30h, realizada nas escolas;
Envio dos testes da primeira eliminatória para a organização: até 16 de março de 2017
Envio dos resultados dos testes da 2ª eliminatória, lista dos alunos selecionados e ficha de respostas para as escolas: até 20 de abril de 2017

Nota**: Na 2ª eliminatória participarão todos os alunos inscritos de 10º ano (será a sua 1ª eliminatória) e o alunos de 11º e 12º que tenham obtido melhor classificação na 1ª eliminatória (aprox. 20%)

 

3ª Eliminatória (final):

A prova final, consiste na realização de 3 provas práticas em laboratório e 1 prova teórico/prática escrita e realiza-se no fim-de-semana de 05 a 07 de maio de 2017 (dia da prova – 06 de maio) às 8:30h, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Vila Real.

 

Cerimónia de Entrega de Prémios

Cerimónia de Entrega de Prémios realiza-se todos os anos no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, no Auditório José Mariano Gago. Esta cerimónia é o culminar de todo o processo das OPB 2016/2017 que reúne os 10 melhores alunos de cada ano letivo (9º ao 12º ano), familiares, professores responsáveis, convidados ilustres, parceiros institucionais e patrocinadores.

Data: 27 de Maio de 2017
Hora: 15 horas
Local: Alameda dos Oceanos, Lote 2.10.01 | Lisboa (Zona da Expo 98)

 

 

Regulamento 2017

1. Objetivos das Olimpíadas
1.1 Estimular o interesse dos alunos pela Biologia, em particular fomentando o interesse pelo ensino prático, laboratorial e experimental, desta área de conhecimento;

1.2 Aproximar a Universidade do ensino secundário, introduzindo conceitos e práticas que facilitam o conhecimento do estudante à realidade do enino superior;

1.3 Relacionar a Biologia com a realidade económica e social (ecologia, biotecnologia, conservação, etc.) promovendo uma melhor cidadania;

1.4 Promover intercâmbio de ideias e de experiências entre os alunos, a nível nacional e internacional;

1.5 Estabelecer relações de amizade entre os jovens de diferentes países, fomentando a cooperação entre os povos;

1.6 Estimular o gosto e o prazer pelo Ensino e pela Aprendizagem da Biologia a nível do ensino básico e secundário.

2. Inscrições
2.1 Poderão participar nas Olimpíadas Portuguesas de Biologia alunos de escolas públicas e/ou privadas nas quais esteja registado pelo menos um professor no site das Olimpíadas.

2.2 Para o registo da Escola, pelo menos um professor de cada escola deverá preencher a ficha de inscrição on-line na página oficial das Olimpíadas (http://olimpiadas.ordembiologos.pt/opb-olimpiadas-portuguesas-de-biologia/olimpiadas-portuguesas-de-biologia-senior/como-me-posso-inscrever-nas-seniores).

2.3 Podem participar na Olimpíada alunos que tenham, até ao dia 1 de julho de 2017, no máximo 19 (dezanove) anos de idade e que nunca tenham estado matriculados em qualquer Instituição do Ensino Superior.

3. Etapas, cronograma e provas
3.1 Eliminatórias 
As OPB serão constituídas por três eliminatórias:
a) 1ª eliminatória => realizada nas próprias escolas, na qual participarão todos os alunos de 11º e 12º anos,
b) 2ª eliminatória => também realizada nas próprias escolas na qual participarão todos os alunos de 10º ano e os alunos de 11º e 12º melhor classificados na primeira eliminatória (aproximadamente os 20% resultados mais elevados)
c) 3ª eliminatória => realizada numa Universidade Nacional (a divulgar brevemente) na qual participarão os 40 melhores da Classificação Geral (11º e 12º anos) e os 10 melhores classificados da Classificação dos 10 melhores de 11º ano, perfazendo total de 50 alunos.

As duas primeiras Eliminatórias serão constituídas por um teste teórico de escolha múltipla com dois tipos de questões: de conhecimento e de interpretação.

A terceira eliminatória será constituída por três provas práticas (laboratoriais) e um teste teórico-prático (escrito).

3.1.1 As escolas participantes deverão registar os seus professores até ao dia 30 de dezembro de 2016 na página oficial das Olimpíadas
(http://www.ordembiologos.pt/olimpiadasportuguesasbiologia/olimpiada-biologia-inscrever.html).

3.1.2 As Inscrições dos alunos para a Primeira Eliminatória das Olimpíadas serão realizadas exclusivamente pelos professores registados. Não serão aceites inscrições submetidas por professores não registados, nem por alunos a título individual.

3.1.3 A prova da primeira eliminatória é constituída por 40 questões de escolha múltipla com cinco opções. A prova é a mesma para todas as Escolas e para todos os anos.
* Os alunos de 10º ano NÃO participarão na primeira eliminatória em janeiro (uma vez que até lá ainda não foi leccionada matéria de Biologia, só de Geologia).
* Os alunos de 11º deverão responder obrigatoriamente a todas as questões se quiserem concorrer dentro da classificação geral ou, alternativamente poderão responder apenas às 30 primeiras questões (matéria de 10º e 11º ano) mas neste caso apenas concorrem aos melhores de 11º ano (não poderão participar na final geral, podendo no entanto participar na final dos 10 melhores do 11º ano).
* Os alunos de 12º ano, deverão responder a TODAS as questões.

3.1.4 Os enunciados da prova e a folha de respostas para a primeira eliminatória serão enviados, pela Comissão Organizadora das Olimpíadas, diretamente ao Professor Responsável (PR), por e.mail, com um mínimo de 48h antes (10 de janeiro de 2017) da realização da 1ª prova (12 de janeiro de 2017).

3.1.5 A impressão dos enunciados das provas e das respetivas folhas de resposta será da exclusiva responsabilidade do(s) PR pela escola participante. O PR terá obrigação de informar a Comissão Organizadora das OPB qual o número de alunos inscritos e assegurar que a impressão dos enunciados e folhas de resposta estarão prontos atempadamente.

IMPORTANTE: As provas não podem ser realizadas fora da escola nem em períodos diferentes sem autorização expressa e a título excecional pela Comissão Organizadora das OPB após pedido devidamente fundamentado apresentado pelo Professor Responsável (PR).

3.1.6 A prova da primeira eliminatória será realizada no período das 14:30h às 16:00h do dia 12 de janeiro de 2017 na escola em que o aluno estiver matriculado, em sala(s) a anunciar pelo Professor Responsável.

3.1.7 O Professor Responsável deverá enviar todas as folhas de resposta para a Sede Nacional da Ordem dos Biólogos (Rua Cidade de Rabat, nº 38 – r/c | 1500-164 Lisboa) até ao dia 18 de janeiro impreterivelmente. A Organização enviará os resultados e a chave de respostas de volta aos professores até ao dia 20 de fevereiro.

**NOTA: Aconselhamos os Professores Responsáveis a enviarem as folhas de respostas para a Sede da Ordem dos Biólogos via CTT com aviso de receção. A Organização não se responsabilizará por provas que, por extravio ou qualquer outro motivo alheio à organização, não sejam recebidas na sede.

3.1.8 O resultado final da primeira eliminatória, incluindo a nota e o nome dos classificados para a segunda eliminatória, serão divulgados aos professores e na página oficial das Olimpíadas até dia 20 de fevereiro de 2017.

3.1.9 Todos os alunos, que estiverem regularmente matriculados na primeira eliminatória e que tiverem sido apurados para as eliminatórias seguintes não necessitam de nova inscrição.

3.1.10 Todas as provas ficarão arquivadas na Sede da Ordem dos Biólogos. Qualquer reclamação deverá ser apresentada pelo Professor Responsável por e.mail, até 5 dias após ter recebido os resultados dos seus alunos, referindo o nome do aluno e a respectiva argumentação.

3.1.11 A prova da segunda eliminatória (1ª eliminatória para os alunos de 10º ano) será realizada no dia 09 março de 2017 às 14:30h, terá uma duração de 120 minutos e consistirá em duas partes: uma parte teórico-prática com 20 questões e uma parte teórica com 60 questões.
* As perguntas terão 3 graus de dificuldade diferentes: baixo, médio e elevado, mas a mesma pontuação entre elas.
* O grau de dificuldade será apenas utilizado para efeitos de desempate.

**NOTA: Os alunos de 10º ano poderão optar por:
a)responder apenas às questões de 10º ano (30 primeiras questões)
b)responder a todas as questões da prova (classificação geral)

Consequentemente os alunos que optarem por a) apenas concorrem ao prémio dos melhores alunos de 10º ano. Os alunos que optarem por b), concorrem ao prémio da classificação geral.
* Os alunos que optam por a) terminam aqui a sua participação nas Olimpíadas.
* Os alunos que optam por b) e se classificarem entre os 50 primeiros melhores alunos, passarão à 3ª eliminatória (prática a realizar-se numa universidade a divulgar oportunamente).
* São atribuídos prémios aos melhores 10 classificados de cada ano. No caso dos alunos que optem por a), se existirem mais de 10 alunos classificados ex aequo esses alunos farão uma 2ª eliminatória no dia 03 de maio de 2017 (4ª feira, pelas 14:30h na própria escola).

3.1.12 As classificações serão realizadas de modo igual à primeira eliminatória devendo o PR enviar todas as folhas de resposta para a Sede Nacional da Ordem dos Biólogos (Rua Cidade de Rabat, nº 38 – r/c | 1500-164 Lisboa) até ao dia 15 de março, impreterivelmente. A Organização enviará os resultados e a chave de respostas de volta aos professores até ao dia 20 de abril.

3.1.13 Os 40 melhores alunos da Classificação Geral (11º e 12º anos) e os 10 melhores alunos da Classificação dos 10 melhores de 11º ano, num total de 50 alunos, da 2ª eliminatória, serão apurados para a final, a realizar no dia 06 de maio (sábado) às 8.30h, numa Universidade a divulgar oportunamente.

3.1.14 Em caso de empate, entre os primeiros classificados, os critérios de desempate obedecerão à seguinte ordem de desempate:
a) Resultados: será favorecido o estudante que tenha respondido:
I) ao maior número de respostas corretas em perguntas de coeficiente de dificuldade elevado, e
II) ao número mais elevado de respostas certas em perguntas de coeficiente de dificuldade médio,
b) Apenas para a 2ª eliminatória: Persistindo o empate será favorecido o estudante que tenha tido o resultado mais elevado na 1ª eliminatória.
c) Idade: persistindo o empate, será favorecido o candidato mais jovem.

3.1.15 Da final serão selecionados:
– (Até) 4 melhores classificados** que irão representar Portugal nas 28ª Olimpíada Internacional de Biologia, a decorrer entre 23 a 30 de julho de 2017, em Warwick, United Kingdom (http://ibo2017.org/)
– (Até) 4 segundos melhores classificados**, que irão representar Portugal nas XI Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia, a decorrer em Portugal (local e data a divulgar brevemente).

**NOTA: Poderão participar nas IBO de 1 a 4 alunos (teoricamente os primeiros 4 classificados nas Olimpíadas Portuguesas (Sénior). Poderão participar nas OIAB de 1 a 4 alunos (teoricamente os classificados entre o 5º e o 8º nas OPB Sénior). Contudo, não estando no momento assegurados os financiamentos para estas participações, não é possível à organização garantir a presença de 4 alunos em cada uma das provas internacionais, pelo que apenas podemos assegurar neste momento que participará em cada prova de 1 a 4 alunos. Faremos todos os possíveis para pode levar todos os alunos permitidos pelo regulamento.

3.1.16 Em caso de desistência ou de impedimento legal de qualquer dos alunos seleccionados para a sua participação das Olimpíadas Ibero-americanas e/ou Internacionais de 2016, ficará ao critério da Coordenação das Olimpíadas convocar outro aluno para preencher a vaga, obedecendo à ordem de classificação dos mesmos.

4. Participações Internacionais dos Estudantes Portugueses (IBO & OIAB)
4.1 Olimpíadas Ibero-americanas (OIAB)
4.1.1 Os (até) 4 estudantes** selecionados para participar nas Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia, em Portugal, em Setembro (datas e local a divulgar brevemente) serão acompanhados por um responsável da Organização e uma professora de Biologia do Ensino Secundário selecionados pela Ordem dos Biólogos e que atuarão como Delegados da Comitiva Portuguesa.

4.1.2 Os alunos deverão ter disponibilidade para participar em ações de formação de preparação para as Olimpíadas Ibero-americanas, que decorrerão em datas a combinar (entre 28 de junho a 16 de julho de 2017) com os alunos em função da disponibilidade em vários locais, como por exemplo: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Lisboa); Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P (Oeiras), Biocant (Cantanhede), IST (Lisboa) entre outros, onde ganharão experiência em técnicas laboratoriais e em áreas da Biologia não cobertas pelo actual Programa de 12º ano (por exemplo, Bioinformática)

4.1.3 Os alunos selecionados deverão ter passaporte válido para todo o período da viagem. No caso de menores de 18 anos deverão obter uma autorização dos pais/encarregados de educação para viagem ao estrangeiro.

NOTA: Os alunos selecionados que não tenham qualquer disponibilidade para participar nas sessões de treino não poderão participar nas Olimpíadas Ibero-americanas, devendo ser substituídos por alunos classificados imediatamente a seguir.

4.2 Olimpíadas Internacionais (IBO)
4.2.1 Os (até) 4 estudantes** selecionados para participar nas Olimpíadas Internacionais de Biologia, em Warwick, United Kingdom, entre 23 a 30 de julho de 2017 serão acompanhados por um responsável da Organização e uma professora de Biologia do Ensino Secundário selecionados pela Ordem dos Biólogos e que atuarão como Delegados da Comitiva Portuguesa.

4.2.2 Os alunos deverão ter disponibilidade para participar em ações de formação de preparação para as Olimpíadas Ibero-americanas, que decorrerão em datas a combinar (entre 28 de junho a 16 de julho de 2017) com os alunos em função da disponibilidade em vários locais, como por exemplo: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Lisboa); Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P (Oeiras), Biocant (Cantanhede), IST (Lisboa) entre outros, onde ganharão experiência em técnicas laboratoriais e em áreas da Biologia não cobertas pelo actual Programa de 12º ano (por exemplo, Bioinformática).

4.2.3 Os alunos selecionados deverão ter passaporte válido para todo o período da viagem. No caso de menores de 18 anos deverão obter uma autorização dos pais/encarregados de educação para viagem ao estrangeiro.

NOTA: Os alunos selecionados que não tenham qualquer disponibilidade para participar nas sessões de treino não poderão participar nas Olimpíadas Internacionais, devendo ser substituídos por alunos classificados imediatamente a seguir.

 5. Deveres dos Professores Responsáveis
5.1 Os Professores Responsáveis deverão:
a) Inscrever a sua Escola no site das Olimpíadas Portuguesas de Biologia (da Ordem dos Biólogos), preenchendo o formulário on-line e aceitando as condiçõesdescritas na “Compromisso de Honra”;
b) Divulgar a Olimpíada junto de todos os alunos de Biologia de 10º, 11º e 12º ano, da sua escola;
c) Receber as inscrições dos alunos interessados e informar a organização das OPB do número de alunos que vão realizar prova, sendo sua responsabilidade fazer a impressão em número suficiente para todos os alunos inscritos;
d) Receber os enunciados dos testes e folhas de resposta por e.mail com um mínimo de 48h antes da realização das eliminatórias, no dia 09 de janeiro de 2017 (1ª eliminatória – 11 de janeiro de 2017) e 07 de março de 2017 (2ª eliminatória – 09 de março de 2017), sendo sua responsabilidade fazer a impressão em número suficiente para todos os alunos inscritos;
e) Proporcionar um espaço adequado para a realização da prova nas datas e horas estipuladas;
f) Garantir que (pelo menos) um professor responsável (ou por ele indicado)  assegurará a vigilância na (s) sala (s) onde está (ão) a decorrer;
g) Proceder ao envio dos testes para a Organização e à recepção dos resultados, de acordo com o regulamento e/ou instruções específicas para esse efeito;
h) Respeitar os prazos de envio dos testes e demais instruções constantes neste regulamento. Chamamos a atenção que os testes recebidos fora da data limite não serão considerados.

Nota: Um professor poderá ser o Professor responsável em mais do que uma Escola (por exemplo, numa Escola Pública e numa Escola Privada), tendo no entanto que se registar duas vezes, uma para cada Escola. De igual modo, um professor que deseje ser PR para as Olimpíadas Sénior E para as Olimpíadas Júnior deverá inscrever-se em AMBOS os sites, submetendo duas fichas de inscrição.

6. Temas Curriculares para as provas
A prova da 1ª eliminatória será constituída por questões que abrangem todos os currículos Biologia, da disciplina de Biologia/Geologia de 10º e 11º ano e toda a matéria até ao tema “Património Genético” (inclusive) da disciplina de Biologia de 12º ano. As provas da 2ª e 3ª eliminatórias, serão constituídas por questões sobre toda a matéria constante dos programas de Biologia do 10º ao 12º ano e ainda por algumas questões de coeficiente de dificuldade elevada sobre temas que não constem dos programas nacionais. Sobre temas das provas aconselhamos consulta de provas de anos anteriores (disponíveis no site) e das perguntas mais frequentes.

7. Situações de Incumprimento
Em casos de incumprimento dos regulamentos e/ou do estabelecido no compromisso de honra assinado pelos professores, a organização reserva-se o direito de desclassificar os alunos da escola (ou do grupo) afectado pelo incumprimento. Nos casos de suspeita de fraude, a organização reserva-se o direito de convocar os alunos para uma prova adicional. A não aceitação dessa prova adicional implicará a desclassificação do(s) aluno(s).