Olimpíadas Portuguesas de Biologia

Regulamento e Datas das OPB Sénior

 banner_home_senior_2023

Regulamento 2023

 

 

1. Objetivos

1.1 Estimular o interesse dos alunos pela Biologia, em particular na área experimental desta área de conhecimento.

1.2 Aproximar a Universidade do ensino secundário, introduzindo conceitos e práticas que facilitam o conhecimento da realidade do ensino superior.

1.3 Relacionar a Biologia com a realidade económica, social, promovendo uma melhor cidadania.

1.4 Promover intercâmbio de ideias e de experiências entre os alunos, nacional e internacionalmente.

1.5 Estabelecer relações de amizade entre jovens de diferentes países, fomentando a cooperação entre os povos.

1.6 Estimular o gosto e o prazer pelo ensino e pela aprendizagem da biologia.

Destinatários
1.7 Poderão participar nas Olimpíadas Portuguesas de Biologia alunos de 10º, 11º e 12º anos, das escolas públicas ou privadas que se tenham registado de acordo com 1.9 deste regulamento; os alunos devem ter até ao dia 1 de julho de 2023, no máximo 19 (dezanove) anos de idade e nunca terem estado matriculados numa Instituição do Ensino Superior.
1.8 Para o registo da Escola, pelo menos um professor deverá preencher a ficha de inscrição on-line na página oficial das Olimpíadas, disponível em olimpiadas.ordembiologos.pt. Esse professor passará a ser designado por professor responsável (PR).

Dos professores responsáveis (PR)
1.9 Os Professores Responsáveis são os que inscrevem a sua escola para as Olimpíadas, utilizando para isso o formulário on-line 10º ano e/ou formulário online 11º/12º anos disponibilizado em olimpiadas.ordembiologos.pt, aceitando as condições descritas na “Declaração de Compromisso”.
1.10 OS PR são responsáveis pela divulgação das Olimpíadas junto de todos os alunos de Biologia de 10º, 11º e 12º ano, da sua escola.

1.11 Os PR são responsáveis por receber as inscrições dos alunos interessados e informar a organização das OPB.
1.12 Os PR são responsáveis por proceder ao registo dos alunos na folhade Exel enviada para o efeito.
1.13 Os PR são responsáveis por proporcionar um espaço adequado ou arranjar condições propícias para a realização da prova nas datas e horas estipuladas, garantindo a sua vigilância, presencialmente ou por delegação em colegas que deverá escolher.
1.14 Os PR são responsáveis pela receção dos resultados, de acordo com as datas e instruções específicas (Ver Regulamento e Datas das OPB Sénior).

A organização chama desde já a atenção para a necessidade de serem respeitadas as datas constantes nas instruções específicas.
Um professor poderá ser o Professor responsável em mais do que uma Escola (por exemplo, numa Escola Pública e numa Escola Privada), tendo, no entanto, que se registar duas vezes, uma para cada Escola. De igual modo, um professor que deseje ser PR para as Olimpíadas Sénior e para as Olimpíadas Júnior, deverá inscrever-se em AMBOS os sites, submetendo duas fichas de inscrição.

Das inscrições
1.15 As inscrições das escolas e dos respetivos alunos deverão ser feitas, obrigatoriamente, preenchendo o formulário e a folha de exel enviada, até à data limite de 16 de dezembro de 2022 (a folha de exel será enviada, por mail, juntamente com a divulgação das olimpíadas).

1.16 As inscrições dos alunos são da responsabilidade dos PR e devem seguir as instruções específicas que cada um receberá no mail aquando da divulgação das olimpíadas. Não serão aceites inscrições submetidas por outros professores, nem por alunos a título individual.

Estrutura das provas e eliminatórias

11 e 12º anos

  • As OPB são constituídas por três eliminatórias, em que as duas primeiras são teóricas e constituídas por um teste de escolha múltipla, valendo cada pergunta 1 ponto, e a terceira será constituída por três provas práticas laboratoriais e um teste teórico-prático escrito.
  • As provas, das primeira e segunda eliminatórias, são iguais para todas as escolas concorrentes e decorrem entre as 15:00h e as 16:30h horas (1ª eliminatória) e das 15.00h às 17.00h (2ª eliminatória), nas datas constantes na página do Regulamentos e Datas Importantes.
  • As provas não podem ser realizadas fora da escola, nem em períodos diferentes, sem autorização expressa e a título excecional pela Comissão Organizadora das OPB. O pedido de alteração deverá ser devidamente fundamentado e apresentado pelo Professor Responsável (PR).

10º ano

  • As OPB são constituídas por uma única eliminatória a realizar no dia 15 de março de 2023.
  • Em caso de haver mais de 10 alunos com a mesma classificação, será realizada uma 2ª eliminatória no dia 19 de abril de 2023.
  • As provas, das primeira e segunda eliminatórias, são iguais para todas as escolas concorrentes e decorrem entre as 15:00h e as 16:30h horas (1ª e 2ª eliminatórias), nas datas constantes na página do Regulamentos e Datas Importantes.
  • As provas não podem ser realizadas fora da escola, nem em períodos diferentes, sem autorização expressa e a título excecional pela Comissão Organizadora das OPB. O pedido de alteração deverá ser devidamente fundamentado e apresentado pelo Professor Responsável (PR).

Os resultados finais da primeira eliminatória serão divulgados aos PR por e-mail e na página oficial das Olimpíadas.
Todos os alunos inscritos na primeira eliminatória e que sejam apurados para as eliminatórias seguintes, não necessitam de nova inscrição.
Todas as provas ficarão arquivadas digitalmente na Sede da Ordem dos Biólogos. Eventuais reclamações deverão ser apresentadas pelo PR por mail até 2 dias úteis dias após ter recebido os resultados dos seus alunos.

Datas das provas
As provas realizam-se nas datas seguintes:
10º ano:

1ª eliminatória: 15 de março de 2023.
NOTA: Em caso de haver mais de 10 alunos com a mesma classificação, será realizada uma 2ª eliminatória, nas escolas no dia 19 de abril de 2023.

11º e 12º anos:

1ª eliminatória: 01 de fevereiro de 2023.
2ª Eliminatória: 22 de março de 2023.
3ª Eliminatória: 22 de abril de 2023 (chegada dos alunos a 21 de abril e partida a 23 de abril).

Das classificações e seleção para as provas internacionais

Em caso de empate entre os primeiros classificados, os critérios de desempate obedecerão à seguinte ordem:

  • Será favorecido o estudante que tenha tido o resultado mais elevado na 1ª eliminatória.
  • Persistindo ainda o empate, será favorecido o candidato mais jovem.
  • Dos oito melhores classificados, os 4 primeiros representarão Portugal nas IBO (Olimpíadas Internacionais de Biologia) e os restantes representarão Portugal na OIAB (Olimpíadas Ibero-Americanas de Biologia).

NOTA: Poderão participar nas IBO 1 a 4 alunos (teoricamente os primeiros 4 classificados nas Olimpíadas Portuguesas Sénior, e poderão participar nas OIAB 1 a 4 alunos (teoricamente os classificados entre o 5º e o 8º nas OPB Sénior).

  • Em caso de desistência ou de impedimento legal de qualquer dos alunos selecionados para a sua participação das Olimpíadas Ibero-americanas e/ou Internacionais de 2023, compete à Coordenação das Olimpíadas convocar outro aluno para preencher a vaga, respeitando a sua ordem de classificação.
  • Os estudantes selecionados para participar nas Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia (OIAB) e na Olimpíadas Internacionais de Biologia (IBO) serão acompanhados por dois professores/investigadores selecionados pela Ordem dos Biólogos e que atuarão como Delegados da Comitiva Portuguesa.
  • Os alunos deverão ter disponibilidade para participar em ações de preparação para as Olimpíadas Internacionais e Ibero-americanas, que decorrerão em datas a combinar, em instituições de ensino superior em função da sua disponibilidade, onde ganharão experiência em técnicas laboratoriais e em diferentes áreas da Biologia que não constam nos Domínios organizadores das aprendizagens essenciais.
  • Os alunos selecionados deverão ter passaporte válido para todo o período da viagem. Os menores de 18 anos deverão ser portadores de uma autorização dos pais/encarregados de educação para viagem ao estrangeiro.

NOTA: Os alunos selecionados que não tenham qualquer disponibilidade para participar nas sessões de treino NÃO poderão participar nas OIAB e na IBO, devendo ser substituídos por alunos classificados imediatamente a seguir.

Conteúdos das provas teóricas
• Prova de 10º ano
O 10º ano tem apenas uma prova, que decorrerá na data indicada na página
Regulamento e Datas Importantes”.
O conteúdo será divulgado na página “Temas e Testes Seniores

Provas de 11º e 12º anos
Os 11º e 12º anos terão duas provas, cujos conteúdos serão divulgados na página “Temas e Testes Seniores”. As Provas poderão conter questões que abrangem aprendizagens essenciais enunciadas para os diferentes Temas Organizadores previstos para o ensino básico e consideradas como estruturante do conhecimento em Biologia. Poderão ainda existir questões de coeficiente de dificuldade elevada que não constam especificamente das aprendizagens essenciais previstas para os diferentes anos de escolaridade.

As questões da 3ª eliminatória (11º e 12º anos)
• A 3ª eliminatória será constituída por 3 provas práticas e 1 teórico-prática sobre as aprendizagens essenciais de cada Domínio que constam nos documentos oficiais para os 10º, 11º e 12º anos e ainda por algumas questões de coeficiente de dificuldade elevada que não constam especificamente das aprendizagens essenciais previstas para os diferentes anos de escolaridade.
• São apurados para a prova final, os 40 melhores alunos da Classificação Geral (11º e 12º anos) e os 10 melhores alunos da Classificação de 11º ano, perfazendo o total de 50 alunos.
Sobre os temas dos testes aconselhamos consulta no site das olimpíadas das perguntas mais frequentes (FAQ).

Disposições finais

  • Os alunos de 11º deverão responder obrigatoriamente a questões relacionadas com as aprendizagens essenciais previstas para o 12º ano se quiserem concorrer dentro da classificação geral ou, alternativamente poderão responder apenas às questões dos diferentes Domínios previstos para os 10º e 11º ano, mas neste caso apenas concorrem aos melhores de 11º ano (não poderão participar na final geral, podendo no entanto participar na final dos 10 melhores do 11º ano).
  • Os alunos de 12º ano, deverão responder sempre a obrigatoriamente a TODAS as questões das provas.
  • São atribuídos prémios aos melhores 10 classificados de cada ano.

Situações de Incumprimento
Em caso de incumprimento dos regulamentos e/ou do estabelecido na Declaração de Compromisso assinado pelos professores, a organização reserva-se o direito de desclassificar os alunos afetados pelo incumprimento. Nos casos de suspeita de fraude, a organização reserva-se o direito de convocar os alunos para uma prova adicional. A não aceitação dessa prova adicional implicará a desclassificação do(s) aluno(s).
Em casos omissos neste regulamento, a organização é soberana para decidir.