Olimpíadas Portuguesas de Biologia

Como me posso inscrever nas Séniores?

Quem pode participar?

Poderão participar nas Olimpíadas Portuguesas de Biologia – Sénior todos os estudantes que frequentem a disciplina de Biologia (no 10º, 11º ou 12º ano) em Escolas Públicas ou Privadas que estejam inscritas nas Olimpíadas através do registo de pelo menos um Docente de Biologia (Representante(s) da Escola). Os alunos interessados deverão contactar o seu professor de Biologia manifestando-lhe o interesse em participar e informar-se sobre as condições de inscrição na sua escola.

Informações para os alunos:
Para que um aluno se inscreva tem que estar a frequentar uma escola que esteja inscrita nas Olimpíadas. Deve por isso dirigir-se ao seu professor(a) de Biologia (ou outro(a) professor(a) do agrupamento designado para o efeito) e informá-lo(a) sobre o seu desejo de participar nas Olimpíadas. A sua inscrição poderá estar condicionada aos regulamentos internos da Escola. O docente informará o aluno sobre o procedimento a tomar.

Informações para os professores:
As escolas interessadas em participar deverão seleccionar, pelo menos, um(a) professor(a) de Biologia dessa Escola, que inscreverá a escola no site oficial das Olimpíadas. A organização entrará em contacto com o Professor e após confirmação dos dados a escola fica registada, ficando esse professor incumbido de organizar as Olimpíadas localmente (Professor Responsável, PR). Os pormenores sobre a organização serão posteriormente tratados com os PR das Escolas.

NOTA 1: A simples inscrição da Escola no site por parte do professor NÃO garante a sua inscrição. Só após confirmação por parte da Organização ficará a escola inscrita e automaticamente inserida na lista das Escolas inscritas, no website das OPB e identificado com o seu respectivo ID (Nº de Identificação da Escola fornecido pela Organização).

NOTA 2: Se o Docente desejar inscrever a sua escola em AMBAS as competições, Sénior e Júnior, terá que se inscrever DUAS vezes, uma neste local e outra na área das Olimpíadas Portuguesas de Biologia Júnior.

Algumas notas sobre Inscrição “on line” das Escolas (Reservado a Professores):

O professor que inscrever a escola assume o cargo de Professor Responsável (PR), que deverá:

  • Preencher o formulário online, acessível através do botão acima “Inscrição da Escola – SÉNIOR”  fornecendo todos os dados necessários para um contacto expedito.
  • Ler e aceitar a “Declaração de compromisso” declarando que actuará de acordo com as regras de confidencialidade e “fair-play” exigidos (a não aceitação desta declaração é impeditiva para a inscrição).
  • Após a submissão do formulário de inscrição online, verificar se recebeu automaticamente no endereço de correio electrónico que indicou a confirmação de submissão da inscrição correctamente.
  • Aguardar novo contacto, por parte da Organização, com instruções específicas que deverá seguir. Entretanto deverá recolher as inscrições dos alunos que desejem concorrer.

NOTA: O(s) Professor(es) Responsáveis(s) da escola são ainda responsáveis:

  • Proceder ao envio do link de inscrição do aluno, que será disponibilizado ao PR, no mail de confirmação de participação da Escola nestas OPB e confirmar com a Organização, através do envio da listagem Excel de alunos inscritos. ATENÇÃO, que apenas os alunos constantes na listagem Excel enviada pelo PR serão considerados.
  • Pela divulgação das Olimpíadas junto de todos os alunos de Ciências Naturais da escola
  • Pelo sigilo e fiéis depositários dos enunciados dos testes e folhas de resposta, independentemente de ser em ficheiro pdf ou o link online da prova, que receberão por mail até 2 dias antes da realização das eliminatórias.
  • Pela qualidade das impressões conforme documento original recebido, dado a correcção ser automatizada (em caso de eventual necessidade de não conseguir fazer a prova online).
  • Por proporcionar um espaço adequado e condições propícias, para a realização da prova nas datas e horas estipuladas, em formato online de preferência, ou caso não seja possível, realização presencial na escola.
  • Caso a escola não tenha condições de realizar a prova online na data e hora definida, e tiver obrigatoriamente que realizar presencialmente, o PR é responsável pelo envio das folhas de resposta, em formato PDF ou JPEG, para a direcção das Olimpíadas, seguindo as instruções específicas que receberão por mail.
  • Pela recepção dos resultados, de acordo com as datas e instruções específicas.

IMPORTANTE: A organização chama desde já a atenção para a necessidade de serem escrupulosamente respeitadas as datas constantes nas instruções específicas. Testes recebidos fora da data limite poderão não ser considerados, devido ao agendamento de envio de informações às Olimpíadas Internacionais.

Um professor poderá ser o Professor Responsável em mais do que uma Escola (por exemplo, numa Escola Pública e numa Escola Privada), tendo no entanto que se registar duas vezes, uma para cada Escola. De igual modo, um professor que deseje ser PR para as Olimpíadas Sénior e para as Olimpíadas Júnior, deverá inscrever-se em AMBOS os sites, submetendo duas fichas de inscrição.

Após a sua inscrição no site das Olimpíadas serão enviadas ao(s) professor(es) Responsável(eis) informações detalhadas sobre o procedimento.