Olimpíadas Portuguesas de Biologia

Como me posso inscrever nas Juniores?

banner_home_junior_2019Quem pode participar?

Poderão participar nas Olimpíadas Portuguesas de Biologia – Júnior todos os estudantes que se encontrem a frequentar o 9º ano em Escolas Públicas ou Privadas que estejam inscritas nas Olimpíadas Júnior através do registo de pelo menos um Docente de Biologia (Representante(s) da Escola). Os alunos interessados deverão contactar o seu professor de Biologia manifestando o seu interesse em participar e informar-se sobre as condições de inscrição na sua escola.

Informações para os alunos:
Para que um aluno se inscreva tem que estar a frequentar uma escola que esteja inscrita nas Olimpíadas. Deve por isso dirigir-se ao seu professor(a) de Biologia (ou outro(a) professor(a) do agrupamento designado para o efeito) e informá-lo(a) sobre o seu desejo de participar nas Olimpíadas. A sua inscrição poderá estar condicionada aos regulamentos internos da Escola. O docente informará o aluno sobre o procedimento a tomar.

Informações para os professores:
As escolas interessadas em participar deverão seleccionar pelo menos um(a) professor(a) de Biologia dessa Escola, que a inscreverá no website oficial das Olimpíadas. A organização entrará em contacto com o Professor e após confirmação dos dados a escola fica registada, ficando esse professor incumbido de organizar as Olimpíadas localmente (Professor Responsável, PR). Os pormenores sobre a organização serão posteriormente tratados com os PR das Escolas.

Atenção: A simples inscrição da Escola no site por parte do professor NÃO garante a sua inscrição. Só após confirmação por parte da Organização ficará a escola inscrita e automaticamente inserida na lista das Escolas inscritas, no website das OPB.

Atenção: Se o Docente desejar inscrever a sua escola em AMBAS as competições, Júnior e Sénior, terá que a inscrever DUAS vezes, uma neste local e outra na área na área das Olimpíadas Portuguesas de Biologia Sénior.

INSCRIÇÕES 2019 ABERTAS A PARTIR DE 25 DE NOVEMBRO
botaoinscr

Algumas notas sobre Inscrição “on line” das Escolas (Reservado a Professores):

O professor que inscrever a escola assume o cargo de Professor Responsável (PR), que deverá:

• Preencher o formulário online, acessível através do botão acima “Inscrição da Escola – JÚNIOR”) fornecendo todos os dados necessários para um contacto expedito.
  • Ler e aceitar a “Declaração de compromisso” declarando que actuará de acordo com as regras de confidencialidade e “fair-play” exigidos (a não aceitação desta declaração é impeditiva para a inscrição).
  • Após a submissão do formulário de inscrição, verificar se recebeu automaticamente no endereço de correio electrónico que indicou a confirmação da recepção da inscrição.
  • Aguardar novo contacto, por parte da organização, com instruções específicas que deverá seguir. Entretanto deverá recolher as inscrições dos alunos que desejem concorrer.

NOTA: O(s) Professor(es) Responsáveis(s) da escola são ainda responsáveis:

• Pela divulgação das Olimpíadas junto de todos os alunos de Ciências Naturais da escola
  • Pelo sigilo e fiéis depositários dos enunciados dos testes e folhas de resposta, que receberão por mail até 2 dias antes da realização das eliminatórias, sendo da sua responsabilidade fazer a respectiva impressão em número suficiente para todos os alunos inscritos.
  • Pela qualidade das impressões, dado a correcção ser automatizada.
  • Por proporcionar um espaço adequado para a realização da prova nas datas e horas estipuladas, garantindo a sua vigilância, presencialmente ou por delegação em colegas que deverá escolher.
  • Pelo envio das folhas de resposta, em formato JPG, para a direcção das Olimpíadas, seguindo as instruções específicas que receberão por mail.
  • Pela recepção dos resultados, de acordo com as datas e instruções específicas.

A organização chama desde já a atenção para a necessidade de serem escrupulosamente respeitadas as datas constantes nas instruções específicas. Testes recebidos fora da data limite poderão não ser considerados, devido ao agendamento de envio de informações às Olimpíadas Internacionais.

Um professor poderá ser o Professor Responsável em mais do que uma Escola (por exemplo, numa Escola Pública e numa Escola Privada), tendo no entanto que se registar duas vezes, uma para cada Escola. De igual modo, um professor que deseje ser PR para as Olimpíadas Sénior e para as Olimpíadas Júnior, deverá inscrever-se em AMBOS os sites, submetendo duas fichas de inscrição.

Após a sua inscrição no site das Olimpíadas serão enviadas ao(s) professor(es) Responsável(eis) informações detalhadas sobre o procedimento.