Olimpíadas Portuguesas de Biologia

Como me posso inscrever nas Juniores?

8diasPrazoJunior

Quem pode participar?

Poderão participar nas Olimpíadas Portuguesas de Biologia – Júnior todos os estudantes que se encontrem a frequentar o 9º ano em Escolas Públicas ou Privadas que estejam inscritas nas Olimpíadas Júnior através do registo de pelo menos um Docente de Biologia (Representante(s) da Escola). Os alunos interessados deverão contactar o seu professor de Biologia manifestando o seu interesse em participar e informar-se sobre as condições de inscrição na sua escola.

Poderão participar nas Olimpíadas Portuguesas de Biologia – Sénior estudantes que frequentem a disciplina de Biologia (no 10º, 11º ou 12º ano) em Escolas Públicas ou Privadas que estejam inscritas nas Olimpíadas Sénior através do registo de pelo menos um Docente de Biologia (Representante(s) da Escola). Os alunos interessados deverão contactar o seu professor de Biologia manifestando-lhe o interesse em participar e informar-se sobre as condições de inscrição na sua escola. Para informações sobre este concurso deverão entrar, no sítio da internet, clicando na imagem lateral “SÉNIOR” e acedendo à página “Como me posso inscrever”

Informações para os alunos:
Para que um aluno se inscreva tem que estar a frequentar uma escola que esteja inscrita nas Olimpíadas. Deve por isso dirigir-se ao seu professor(a) de Biologia (ou outro(a) professor(a) do agrupamento designado para o efeito) e informá-lo(a) sobre o seu desejo de participar nas Olimpíadas. A sua inscrição poderá estar condicionada aos regulamentos internos da Escola. O docente informará o aluno sobre o procedimento a tomar.

Informações para os professores:
As escolas interessadas em participar deverão seleccionar (pelo menos) um(a) professor(a) de Biologia dessa Escola, que inscreverá a escola no site oficial das Olimpíadas. A organização entrará em contacto com o Professor e após confirmação dos dados a escola fica registada, ficando esse professor incumbido de organizar as Olimpíadas localmente (Professor Responsável, PR). Os pormenores sobre a organização serão posteriormente tratados com os PR das Escolas.

Atenção: A simples inscrição da Escola no site por parte do professor NÃO garante a sua inscrição. Só após confirmação por parte da Organização ficará a escola inscrita, ficando automaticamente inserida na lista das Escolas inscritas, no sítio das OPB.

Atenção: Se o Docente desejar inscrever a sua escola APENAS nas Olimpíadas Portuguesas de Biologia Júnior, deverá dirigir-se à área deste site correspondente a essa competição. Se o Docente desejar inscrever a sua Escola em AMBAS as competições, terá que se inscrever DUAS vezes, uma neste local e outra na área das Olimpíadas Portuguesas de Biologia Sénior.

INSCRIÇÕES ABERTAS A PARTIR DE 01 DE NOVEMBRO DE 2016

botaoinscr

 

Inscrição “on line” das Escolas (Reservado a Professores):

Pode inscrever-se nas Olimpíadas Portuguesas de Biologia qualquer escola do ensino Público ou Privado localizada em Portugal (continente e ilhas) que leccione Biologia no 9º ano. Para tal, pelo menos UM(A) professor(a) de cada escola deverá inscrever a sua Escola, ficando como Representante desta junto da Organização. O Representante deverá:

  • Preencher o formulário on-line (clique em “Inscrição da Escola – JÚNIOR”) fornecendo todos os dados necessários para um contacto expedito (pedimos aos Professores Responsáveis que, para além dos contactos da escola, nos facultem contactos pessoais que utilizem diariamente (telemóvel, e.mail, etc.) para permitir um contacto rápido e eficaz).
  • Ler e aceitar uma “Declaração de compromisso” declarando que actuará de acordo com as regras de confidencialidade e “fair-play” exigidos (a não aceitação desta declaração é impeditiva para a inscrição do professor e da escola)
  • Aguardar a confirmação da Inscrição da sua escola por parte da Organização.

O Professor Representante da Escola deverá então recolher as inscrições dos alunos da sua Escola que desejem participar e receberá um conjunto de instruções por parte da Organização das Olimpíadas.

 NOTA: O(s) Professor(es) representante(s) da escola terão como principais funções:
– Receber as inscrições dos alunos interessados e informar a organização das OPB do número de alunos que vão realizar a prova através de ficheiro excel previamente enviado.

– Receber os enunciados dos testes e folhas de resposta por e.mail com um mínimo de 48h antes da realização da prova: dia 30 de janeiro de 2016 –  2ª feira (1ª eliminatória ) e dia 20 de março de 2017 – 2ª feira (2ª eliminatória), sendo sua responsabilidade fazer a impressão em número suficiente para todos os alunos inscritos.

– Proporcionar aos alunos inscritos uma sala adequada para realizar a prova e promover vigilância durante a sua realização.

– Respeitar os prazos de envio dos testes e demais instruções constantes neste regulamento. Chamamos a atenção que os testes recebidos fora da data limite não serão considerados.

Recolher as folhas de resposta dos testes e enviá-las por correio (CTT) para a Organização (OPBJúnior / Rua Cidade de Rabat, nº 38 – r/c | 1500-164 Lisboa).

Após a sua inscrição no site das Olimpíadas serão enviadas ao(s) professor(es) Responsável(eis) informações detalhadas sobre o procedimento.