Olimpíadas Portuguesas de Biologia

Como me posso inscrever nas Juniores?

 

banner_home_junior_2023

Quem pode participar?
Poderão participar nas Olimpíadas Portuguesas de Biologia – Júnior os estudantes que estejam a frequentar a disciplina de Biologia de 9º ano de escolaridade.

Informações para os alunos:
Para que um aluno se inscreva tem que estar a frequentar uma escola que esteja inscrita nas Olimpíadas. Deve por isso dirigir-se ao seu professor(a) de Ciências Naturais (ou outro(a) professor(a) do agrupamento designado para o efeito) e informá-lo(a) sobre o seu desejo de participar nas Olimpíadas. A sua inscrição poderá estar condicionada aos regulamentos internos da Escola. O docente informará o aluno sobre o procedimento a tomar.

Informações para os professores:
As escolas interessadas em participar deverão selecionar, pelo menos, um(a) professor(a) de Biologia dessa Escola, que inscreverá a escola no site oficial das Olimpíadas. Após confirmação dos dados a escola fica registada, ficando esse professor incumbido de organizar as Olimpíadas localmente (Professor Responsável, PR). Os pormenores sobre a organização serão posteriormente tratados com os PR das Escolas.

NOTA 1: A simples inscrição da Escola no site por parte do professor NÃO garante a sua inscrição. Só após a receção da folha exel com a inscrição dos alunos será considerada a escola como inscrita. A lista das Escolas inscritas, poderá ser consultada no website das OPB.

NOTA 2: Se o Docente desejar inscrever a sua escola em AMBAS as competições, Sénior e Júnior, terá que se inscrever TRÊS vezes, DUAS neste local (10º ANO + 11º E 12º ANOS) e outra, na área das Olimpíadas Portuguesas de Biologia Sénior.

BOTÃO ESCOLA JUNIOR

Algumas notas sobre Inscrição “on line” das Escolas (Reservado a Professores):
O professor que inscrever a escola assume o cargo de Professor Responsável (PR), que deverá:

  • Preencher o formulário online, acessível através dos botões acima “Inscrição da Escola – JÚNIOR” fornecendo todos os dados necessários para um contacto expedito.
  • Ler e aceitar a “Declaração de compromisso” declarando que atuará de acordo com as regras de confidencialidade e “fair-play” exigidos (a não aceitação desta declaração é impeditiva para a inscrição).
  • Após a submissão do formulário de inscrição online, verificar se recebeu automaticamente no endereço de correio eletrónico que indicou a confirmação de submissão da inscrição corretamente.
  • Preencher o formulário de inscrição dos alunos (folha Exel), com os dados solicitados: código de inscrição do aluno (a criar pelo professor de acordo com o exemplo abaixo apresentado), nome completo do aluno e respetivo endereço eletrónico.
Código GEPE da EscolaAnoTurmaNº do aluno na turma
Ex: 718859A05

 

Para proceder à inscrição da sua escola e dos alunos, bem como conhecer  a plataforma que iremos utilizar para a realização das provas, devem aceder aos documentos abaixo:

 

NOTA: O(s) Professor(es) Responsáveis(s) da escola são ainda responsáveis:

 

ATENÇÃO, que apenas os alunos constantes na listagem Excel enviada pelo PR serão considerados.

  • Pela divulgação das Olimpíadas junto de todos os alunos de Ciências Naturais e/ou Biologia da sua escola.
  • Por proporcionar um espaço adequado e condições propícias, para a realização da prova nas datas e horas estipuladas.
  • Pela receção dos resultados, de acordo com as datas estipuladas no Regulamento.

Um professor poderá ser o Professor Responsável em mais do que uma Escola (por exemplo, numa Escola Pública e numa Escola Privada), tendo no entanto que se registar duas vezes, uma para cada Escola. De igual modo, um professor que deseje ser PR para as Olimpíadas Sénior e para as Olimpíadas Júnior, deverá inscrever-se em AMBOS os sites, submetendo duas ou três fichas de inscrição, de acordo com o interesse de participação da escola, no 10º ano, 11º e 12º anos ou 9º ano.